quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

EDUCAÇÃO: Sobram vagas para a elite intelectual



Hudson Pontes | Agência O Globo


Ricardo Vélez, o ministro da Educação que parece estar querendo competir com Damares Alves em polêmicas, pode se interessar em saber que sobram vagas no ensino superior.

Em declarações à imprensa, Vélez defendeu que as universidades "devem ficar reservadas para uma elite intelectual" e que preparam o estudante "para o desemprego".

Mas, segundo um levantamento do IDados, com números do IBGE e do último Censo da Educação Superior, de 2017, apenas 36,3% das 7,9 milhões de vagas abertas por instituições públicas e privadas naquele ano foram preenchidas.

Do total, 7,2 milhões das vagas novas — ou seja, sem contar com as remanescentes — foram oferecidas por faculdades privadas. Entretanto, somente 32,1% dessas vagas foram ocupadas.

Entre as faculdades públicas, a sobra foi menor. Foram disponibilizadas 655 mil vagas novas no mesmo ano e 82,5% foram preenchidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade, sem direcionar o seu comentário a nenhum membro ou pessoa particular. lembre-se que seu comentário ficará visível e poderá ou não ser respondido por qualquer pessoa.