quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Procurador Federal confirma vazamento de questões do Enem 2011 - Tivemos acesso as Imagens das questões que vazaram.

O procurador da República, Oscar Costa Filho, disse a um blog local do Ceará (Jangadeiro Online) que com as provas apresentadas já pode concluir que houve vazamento das questões do ENEM 2011. Ele afirmou que vai, ainda nesta quarta-feira (26), acionar o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – INEP para que o exame seja anulado e espera colaboração do órgão para a solução do problema. “Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria”, concluiu Oscar Costa Filho.
O jovem, que prefere não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem. “Não tive tempo de ver esse material antes da prova, mas quando saí do Enem vi alunos do Christus dizendo que havia questões idênticas no material”, conta.
Questões do Enem contidas na apostila distribuída a estudantes
Prova do Enem; Questão nº
Ciências Humanas (prova azul): 20 - 36
Ciências da natureza (prova azul) : 49 - 50 - 56 70 - 87
Linguagens (prova amarela): 113
Matemática (prova amarela):154 - 180
Questão similar (prova amarela):32

O diretor da escola, Davi Rocha, afirmou que ainda não examinou o material impresso com as questões semelhantes à prova do Enem. "Ainda não sei se esse material é realmente nosso, mas, se for, vamos esclarecer tudo."
O diretor disse que vai examinar o material na manhã de quarta-feira (26) e diz acreditar que, se há questões iguais, elas são antigas e constam de banco de dados do colégio. Fundada em 1951, o Christus é uma das escolas particulares mais tradicionais de Fortaleza e tem 10 unidades na capital cearense.
Em seu perfil no Facebook, a escola postou que ''uma instituição de ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para o estilo Enem poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do Enem''.
MEC aciona Polícia Federal
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organizou o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas "Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação e o Inep, por volta de 7h, dado o grande movimento que circulou na rede social a partir dos estudantes de Fortaleza, acionou a Polícia Federal para investigar as origens da informações". Segundo o Inep, 639 estudantes do Colégio Christus fizeram a prova do Enem.

Veja as imagens das questões da apostilha, e do ENEM:
Caderno de provas - Livreto

Livreto - Caderno de provas

Um comentário:

  1. Pak job Ads and advertisements for Karachi,Lahore,Quetta,Peshawar,Multan,Hyderabad,Rawalpindi,Islamabad and http://allpkjobz.blogspot.com all cities of Pakistan.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade, sem direcionar o seu comentário a nenhum membro ou pessoa particular. lembre-se que seu comentário ficará visível e poderá ou não ser respondido por qualquer pessoa.